top of page

Eletrorresistividade (ER)

A eletrorresistividade é considerado como o método não invasivo mais eficaz atualmente para verificação do Nível Freático, presença de contaminantes e determinação do embasamento rochoso. Podendo realizar varreduras de grandes áreas a profundidades maiores que 10 metros, é a ferramenta ideal para as empresas que possuem a consciência e responsabilidade sócio-ambiental.

Caminhamento Elétrico

Caminhamento Elétrico

 

Também conhecido como Tomografia Elétrica, utiliza-se das propriedades eletrorresistivas do solo para verificação da resistivo-condutividade do mesmo.​ 



Realizado em um perfil de espaçamento constante, a aquisição ocorre horizontalmente modificando-se a posição dos eletrodos de leitura e emissão de corrente para atingir diferentes níveis de profundidade. De grande utilidade para mapeamentos horizontais, plumas de contaminantes e gradientes de variação litológicas. 

SEV

Sondagem Elétrica Vertical (SEV)

 

Este é um dos métodos mais conhecidos para verificação de profundidades de diferentes camadas litoestratigráficas.​

Sua aquisição é vertical e pontual, ocorrendo através da do aumento de distância entre os eletrodos de emissão de corrente e leitura. Entre suas principais aplicações está a determinação da profundidade do nível d'água e a profundidade do substrato rochoso, sendo utilizado para fundações de grandes obras e alocação de poços de abastecimento e monitoramento d'água.

bottom of page